quarta-feira, 8 de outubro de 2008

REFLEXÃO: O PAPEL DAS ESTAGIÁRIAS E DA PROFESSORA REGENTE

Segundo dia de estágio e uma reflexão: Qual o nosso papel e o papel da professora regente nesse período? Sei que, como regente, a professora não pode e nem deve se ausentar no período de estágio. Mas, ao ficar na escola, como ela deve se comportar no período de estágio?
Tudo bem que há uma preocupação com o comportamento dos alunos, porque, ao que parece, o objetivo de algumas pessoas é que eles não nos “atrapalhem”. Aí nessas horas eu penso que numa sala de aula normal sempre haverá indisciplina, de uma forma ou de outra. Na nossa vida profissional iremos nos deparar com a indisciplina constantemente e o momento de estágio é para isso mesmo.
Por mais que eu nunca tivesse passado por uma sala de aula não ia querer que tirassem de lá certo aluno porque é indisciplinado – à menos que tivesse acontecendo algum problema que não pudesse ser resolvido naquele ambiente. É verdade que preocupação é bom. Mas, em excesso, é prejudicial.
Cada um deve assumir a sua função e respeitar o espaço do outro. Não encaro nem nunca encarei o estágio como brincadeira, é uma causa que estou abraçando e gostaria que meu trabalho fosse devidamente respeitado.
Como todo período de adaptação, as crianças ainda estão se acostumando com um novo ritmo de trabalho e, por outro lado, também estamos nos adaptando ao novo ambiente e às crianças. É injustificável o fato de outra pessoa entrar na nossa sala de aula e dizer o que as crianças devem ou não fazer – a não ser que fosse algo que solicitássemos ou numa emergência.
Espero que as coisas, com um tempo, se encaixem para que tudo dê certo. Porque não há como planejar tendo interferência de terceiros. Assim, o planejamento seria dispensável e descartável.

As coisas precisam fazer sentido: as palavras, as ações... o estágio.

Um comentário:

Gลbiiziηhล disse...

Realmente Paulinha..precisamos ter nosso espaço para que possamos desenvolver o nosso trabalho da maneira mais significativa possível. É claro que a ajuda da profs. regente é importante, mas em certos momentos se torna "dispensável". Talvez agnt ainda discuta mto sobre isso, mas não vamos perder a coraaaaagem e nem a determinação de promover uma mudança naquelas crianças, rs.

Bjim
;*