terça-feira, 7 de outubro de 2008

RECONHECIMENTO DO ESPAÇO ESCOLAR E DOS DISCENTES

Visando o reconhecimento do espaço escolar e dos educandos da escola-campo, de 08 a 12 de Setembro de 2008 fizemos a observação e aplicação do diagnóstico nas nossas respectivas salas de aula.
A escola é espaçosa para a quantidade de alunos que atende. O lugar que mais nos chamou atenção foi o auditório, que é o local onde todos se reúnem em eventos e momentos de confraternização. Apesar de ter muitos alunos com necessidades educacionais especiais (13), oferece um ambiente muito tranqüilo e organizado. Além disso, dispõe de muitos recursos, o que facilita o trabalho da equipe.
Já a sala de aula na qual vamos atuar, é o contrário do perfil geral da escola no aspecto de tranqüilidade, isto é, por ter um número muito grande de alunos (são 29 alunos de 6 anos de idade) é uma sala muito agitada e indisciplinada. Este fato nos assustou muito e, com a aplicação do diagnóstico, percebemos que, por conta da indisciplina, a maioria das crianças ainda não sabe ler nem escrever. Os alunos da nossa futura turma não param para ouvir, nem prestam atenção à quase nada que acontece dentro da sala de aula.
Depois do período de observação, eu e minha parceira de estágio (Gabriela) chegamos a conclusão que não tem como trabalharmos com certos tipos de texto no período de estágio, uma vez que as crianças não param nem para ouvir a própria professora. Assim, trabalharemos com leitura e escrita em músicas, brincadeiras, jogos e artes, porque percebemos que são áreas que chamam muito a atenção dos alunos da nossa futura turma.

Espero que, desta forma, a gente consiga desenvolver as atividades com sucesso, uma vez que ficamos um tanto quanto assustadas no dia da aplicação do diagnóstico por conta da indisciplina e dificuldades de aprendizagem encontradas na sala de aula.



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