terça-feira, 7 de outubro de 2008

COMENTÁRIO DO TEXTO DE PIMENTA E LIMA

POR QUE O ESTÁGIO PARA QUEM JÁ EXERCE O MAGISTÉRIO: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTÍNUA (Selma G. Pimenta e Maria Socorro L. Lima)



“Somos sempre aprendizes da profissão e estagiários da vida.” (Alves Franco)


O texto de Pimenta e Lima nos remete a uma profunda reflexão acerca da importância do estágio. Apesar dos contratempos advindos com o período de estágio no nosso curso, defendo essa prática e concordo com as questões abordadas no texto.
Infelizmente, nos encontramos mergulhados num mar de atividades de final de curso que, devido à nossa péssima grade curricular, faz com que muitas pessoas sejam contrárias ao estágio. Isto é, o fato de não concordar com o estágio, muitas vezes não está ligado a ter ou não ter prática em sala de aula, mas sim, de estarmos tão cheios de atividades que mal podemos nos dedicar a algo tão importante.
Porém, não podemos perder de vista a extrema importância de estagiar para refletir acerca da nossa prática docente. Essa reflexão pode até já ser feita todos os dias, mas, no período de estágio, ela é realizada em conjunto e relacionando-a com a teoria, através da formação contínua, da ressignificação de nossos saberes docentes e de produção de conhecimento.
O momento de estágio é caracterizado pela sua profunda relação entre teoria e prática, onde, na realidade, a prática irá conduzir a teoria porque as questões discutidas serão aquelas que partem das nossas vivências em sala de aula.
Nossa prática nunca é suficiente, sempre precisamos saber mais, devemos ter sempre a sede pelo saber. Não só a reflexão, mas também a busca e descoberta de novas metodologias podem ser realizadas no período de estágio.

Desta forma, o estágio tem que ser um período de discussões e de lições, de descobrimento de novos caminhos para que então possamos construir novas metodologias, de modo a favorecer sempre os melhores resultados possíveis no processo de ensino-aprendizagem de nossos alunos.


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