terça-feira, 7 de outubro de 2008

E assim começa meu estágio...

Hoje, dia 07 de Outubro de 2008, foi o meu primeiro dia de estágio. Muito corrido, mas organizado.
As crianças estavam bastante agitadas, mas não como no dia do diagnóstico. Digamos que não foi tão ruim como imaginávamos que seria.
Iniciamos com uma rodinha e conversa informal sobre vários assuntos. Nesse momento, um fator que chamou a atenção foi a comparação que um dos alunos fez entre as estagiárias e a professora regente. Esse aluno disse que não precisava mais se comportar como quando está com a professora porque nós somos estagiárias. Na oportunidade, expliquei que não era bem por aí, que, na verdade, somos professoras como a outra e eles nos devem o mesmo respeito, porque estamos substituindo-a e nos comportamos da mesma forma que sua professora. Na mesma hora ele compreendeu o exposto e se comportou como o habitual. Além da rodinha, dançamos, cantamos e as atividades foram relacionadas à música trabalhada.
Conseguimos desenvolver as atividades com um pouco mais de tranqüilidade do que na aplicação do diagnóstico, mas, depois do lanche, eles ficaram mais agitados, principalmente antes da atividade. Assim, para chamar a atenção das crianças, tivemos que organizar as atividades com bastante dinamismo e eficiência para que elas se concentrassem e chegassem até o fim da atividade programada.
Uma novidade despertou o interesse das crianças: o caderno novo. Levamos um caderno de desenho para as atividades e eles se sentiram mais motivados na realização da mesma. Levamos também pirulitos e eles ficaram muito felizes com a surpresa.
Espero que amanhã seja ainda mais tranqüilo, porque nada como uma sala de aula sossegada, aquela “velha” “bagunça organizada”, para manter um ambiente saudável, enriquecedor e favorável ao processo de ensino-aprendizagem.

Um comentário:

Estágio em conexão disse...

PAULINHA
Tenho certeza que o seu estágio será um sucesso.
beijo grande
Edjane